23 setembro 2011

III - ÉTICA AMBIENTAL


                   Essa nova filosofia ecocêntrica e a conscientização fazem com que o ser humano passe a se preocupar com suas ações entendendo que ele faz parte na natureza. Não é o " dono da Natureza " . Passa a compreender que a Natureza não está ali para servi-lo, mas para que ele possa sobreviver em harmonia com os demais seres.
                   Percebendo isso, o ser humano passou a se preocupar com suas ações. Passou a ter ações coerentes em relação à Natureza. Mesmo as suas ações intersociais passam a ser direcionadas à causa da preservação da vida global. 
                   Então, estará ele desenvolvendo cada vez mais uma visão " holística "  do mundo, ou seja uma visão global. 
                   Essa nova consciência e visão global trazem a ele a necessidade de desenvolver uma nova linha de conduta ética entre ele e a Natureza, formando uma nova interligação ética: homem-natureza.
                   Ética Ambiental. Definição : é o estudo da conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e conseqüente compromisso perssonalíssimo preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global.       
         Com essa nova ética, diferente da ética tradicional, vai pautar toda a sua vida e assim estará ele agindo sempre com  um  maior compromisso ético. Compromisso criado por ele próprio. Dentro dele. Sem nenhuma lei que não seja a sua consciência.
                  Esse compromisso ético é personalíssimo, de modo que não está adstrito a nenhum outro compromisso. É um compromisso de todos os conscientes. É um compromisso da sociedade consciente. É ético não legal. Não se trata de obrigação legal, mas moral e ética de cada um.
                  O compromisso ético reflete-se em ações éticas, isto é, em ações coerentes com os princípios éticos da pessoa, de modo que as ações impulsionadas por esta nova ética homem-natureza trarão resultados favoráveis à preservação ambiental e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida.
                  Como pode essa nova ética ser aplicada na vida profissional de pessoas que exercem atividades não ligadas à  Natureza?
                  Essa é uma questão interessante, porque o aparente desvinculação entre uma profissão qualquer e a natureza, é apenas aparente, mas tem ligação direta com sua preservação.
                  Sabemos que as diversas profissões tem conotações tipicamente de relações sociais , ou seja homem/homem; porém,  em se tratando de um
profissional de qualquer área consciente da problemática ambiental e, conseqüentemente, imbuído da nova ética homem-natureza, suas ações serão eticamente coerentes e direcionadas à preservação do ambiente, quando no seu trabalho deparar com ações ou tarefas prejudiciais à vida do ser humano e da Natureza em si.
                  Estará ele atento para evitar estas ações, lutando até mesmo contra seus interesses pessoais em prol da causa ambiental. Por que?
                  Porque ele estará agindo segundo a sua nova ética. Não conseguirá aviltar a relação ética que ele mesmo se impôs em relação à Natureza.
                  Então, não aceitará trabalhar por causas que venham prejudicar o meio ambiente. Não aceitará argumentos nesse sentido. Estará ele preparado para impor a sua nova ação, e  em assim agindo todas as classes de profissionais, estarão unidas não permitindo a divulgação de ações ou idéias prejudiciais à Natureza e à vida, barrando a divulgação dessas idéias e ações.
                  Dessa forma é criada uma barreira ética protegendo a natureza como um todo, e certamente o profissional  estará tendo uma grande satisfação interior no exercício de sua profissão.



ANTÔNIO SILVEIRA RIBEIRO DOS SANTOS
Juiz de direito em São Paulo. Criador do Programa Ambiental: A Última Arca de Noé (www.aultimaarcadenoe.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do IEEP CONSULTORIA E CURSO.